2020-02-13-cases-de-sucesso.png

Voluntariado

na U.Porto

Não sendo uma prática recente, o voluntariado assume cada vez mais uma grande preponderância na construção e idealização das sociedades consideradas mais contemporâneas e evoluídas. Além disso, tem repercussões a nível intra e interindividuais contribuindo, assim, para uma sociedade mais justa, solidária e evoluída. 

No contexto económico e social atual, é cada vez mais importante promover junto de todos os cidadãos, enquanto membros integrados e preocupados com a sociedade, a reflexão acerca da importância das instituições que oferecem apoio às populações mais carenciadas e que promovem uma sociedade mais justa e equilibrada.

A promoção do voluntariado é, como sabemos, uma das apostas objetivas da Universidade do Porto (U.Porto) e continua a ser uma realidade bem presente no universo da comunidade estudantil. São centenas os voluntários a participar em atividades diversas como o combate ao abandono e insucesso escolar nos ensinos básico e secundário, atividades de cariz comunitário como o acompanhamento a idosos ou recolhas alimentares, entre muitas outras. 

Assim, a U.Porto pretende promover o incremento da prática do voluntariado, valorizando-o e promovendo-o junto dos cidadãos e das entidades potencialmente acolhedoras, através da divulgação de projetos de intervenção social protagonizados pela comunidade estudantil universitária, dando uma maior visibilidade ao trabalho desenvolvido por estes.

O voluntariado pode mudar o mundo! Fica o apelo a toda a comunidade académica para que mostre o seu espírito solidário e a sua corresponsabilização na construção de um mundo melhor.

Para encontrares todas as opções de voluntariado na U.Porto: